O Sistema Educacional Acrópole baseia-se na Linha Cognitivista, que a partir da aprendizagem sistematizada, faz o seu projeto diário de construção do conhecimento. É papel da escola contribuir de forma decisiva na apropriação científica destes conceitos, abordando nos seus aspectos gerais, a investigação dos processos centrais do indivíduo e concebendo que aprendizagem é mais que um produto do ambiente.
• Que o aluno aprenda a conquistar autonomia intelectual, desenvolvendo o processo de socialização e democratização das relações e buscando novas soluções.
• Criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos;
• Estimular novas estratégias de compreensão da realidade.
A escola cognitivista ensina a criança a observar, oferecendo liberdade de ação. Como diretrizes, abrange trabalho em grupo, diretividade seqüencial (processo de equilíbrio – desequilíbrio) e consecução de alto nível de interesses pela tarefa.
Além da Teoria Cognitivista, o Sistema Educacional Acrópole comunga, também, com as ideias interacionistas que acreditam na relação estabelecida entre os seres humanos e o ambiente em que vivem. Para eles, tanto fatores internos (do desenvolvimento) quanto fatores externos (próprios do meio) são importantes.
Nessa abordagem o aluno é visto como alguém que contribui para sua aprendizagem de forma ativa: seleciona, assimila, interpreta e generaliza informações sobre seu meio físico e social. O professor, nesta proposta entra como mediador – orientador das atividades entre os alunos e o conhecimento a ser conquistado, facilitando assim sua aprendizagem.
Desta forma, é muito importante que sejamos educadores que ensinam e aprendem, que buscam um diálogo e a troca de experiências, para que nos tornemos reais agentes de aprendizagem.